Cinemagraph

Cinemagraph

Cinemagraphs (ou Cinemagrafia) é uma técnica de fotografia onde uma imagem estática recebe uma parte com uma leve animação. Ela foi criada por Jamie Beck e Kevin Burg e, basicamente, consiste em adicionar um efeito em uma fotografia que passe ao espectador a ideia de movimento e “vida” na foto.

A técnica teve o nome atribuído à composição das palavras cinema e fotografia. Acredita-se que isso se deva ao fato de o modelo das imagens ser o mesmo utilizado em filmes (porém com um espectro melhor) quando se quer chamar a atenção a um detalhe do cenário, deixando-o com uma movimentação que atraia os olhares.

Costuma-se usar dois métodos para se produzir um cinemagraph. O primeiro é capturando uma série de fotografias sequenciais e o outro é por meio de uma gravação de determinada cena em vídeo. Em ambos os casos, após a preparação do material, utiliza-se um programa de edição para repetir uma composição de imagens (fazendo uma sobreposição) ou repetindo os frames gravados em algum ponto específico.

Os detalhes aos quais são atribuídos os movimentos variam de acordo com o ponto para o qual se quer chamar a atenção (como o acenar de uma mão, olhos piscando, fios de cabelo movendo-se ao vento etc.).

O objetivo principal é concentrar o espectador no ponto no qual o efeito foi adicionado, mesmo que seja apenas um pequeno detalhe na imagem.

A publicação de um “cinemagraph” é feita utilizando o formato de um GIF. Para criar os efeitos, você pode utilizar programas como o Adobe Photoshop ou Adobe After Effects.

 

dirk-980

 

Ecco-Domani-Summer-Cinemagraph-980px

1444251692865

 

grace9801

 

1447275038847

 

coco-desk-429